Em sua edição de janeiro de 2007
Harvard Business Review apresentou resultado de pesquisa realizada com diversos
lideres de diferentes setores, nacionalidades e níveis gerenciais procurando
identificar o que eles entendiam ser a mais importante qualidade de liderança e
em que contexto a haviam identificado.
Esse trabalho contém informações interessantes
que permitem traçar um perfil de quais seriam essas qualidades nas situações
indicadas. Vejamos:
1. - Humildade
Olli-Pekka Kallasvuo, presidente
e CEO da Nokia, na Finlândia, entre 2006 e 2010, em seu depoimento indica a
humildade como qualidade vital em um líder bem como para empresas.
Defendia a tese que, para
continuar a prosperar, Nokia devia exercitar a humildade de modo a entender o
que o mercado queria procurando ideias do lado de fora. No âmbito pessoal, à
medida que assumia novas responsabilidades percebeu que não era mais só um
profissional fazendo o próprio trabalho, mas que tinha de exercer a gerência de
tal forma que as outras pessoas fizessem as coisas acontecer e não ele com toda
a carga de humildade que isso exigia.
2. - Energia
Gary Jackson presidente da
Blackwater USA, com sede na Carolina do Norte, que se notabilizou por suas
ações no Iraque e Afeganistão prestando serviços de treinamento e segurança
para as forças armadas americanas, indica a energia como característica especial
da liderança.
Gary um ex NAVY SEAL prestava
serviços de treinamento para a marinha americana quando o destroyer USS Cole
foi bombardeado. Ele tinha na ocasião 30 empregados e aceitou o desafio de
treinar 20.000 marinheiros.
Poucos meses após veio o 11 de
setembro e seu negócio multiplicou muitas vezes. Nesse crescimento tentou
extrair o máximo da cultura militar com uma premissa básica: optar por uma
solução 80% satisfatória que pode ser executada de imediato que uma 100% satisfatória
que requer três semanas para ser feita. Hoje tem 7mil funcionários trabalhando
nos locais mais perigosos de mundo.
3. – Intuição
Franz Humer, presidente e CEO da
Roche, indústria farmacêutica com sede na Suíça, indica a intuição como a
característica fundamental da liderança.
Num negócio de vários bilhões,
com muitas transações de licenciamento, parcerias de desenvolvimento de
negócios, alianças de produtos e fusões, comenta que independente de formar e
trabalhar com equipes super competentes, grandes e difíceis decisões são atos
isolados que nem sempre podem ser compartilhados com os colaboradores.
Líderes têm de agir sozinhos e
muitas vezes com menos informações que necessário. Então, como fazer os
julgamentos corretos? Conclui ser questão de ser hiperconsciente de seu
ambiente de trabalho e aprender a sentir a vibração na sala, especialmente em
clima de negociação.
Nessas ocasiões procura estar completamente
envolvido com todas as emoções concentradas em “receber” os sinais de como as
pessoas estão reagindo, se comportando. Nessa sintonia poderá ser sensível a
qualquer pequena mudança que os outros nem chegam perceber e intuir os
desdobramentos. Isso faz a grande diferença.
4. - Visão
Arthur Gensler fundador da
Gensler , empresa global de arquitetura, design, planejamento e consultoria
aponta a visão como fator vital.
Jovem arquiteto, por puro acaso, se envolveu
em projeto de arrendamento de escritórios que envolvia encontros com potenciais
locadores de um prédio de escritórios e elaboração de plano de ocupação desses
espaços.
Na época, princípio da década de
60, essa atividade era considerada “indigna” para um arquiteto, mas logo veio a
se tornar negócio que movimenta bilhões de dólares e de grande prestígio
conhecido como “planejamento de espaço”. Com U$200 de economia lançou-se nesse
nicho de mercado e construiu empresa de grande porte e destaque evoluindo para
oferecer, além do planejamento de escritórios, serviços de arquitetura,
consultoria, estratégia de marcas, design de produtos, planejamento geral e
design de interiores. Pioneiro em distribuição de resultados, nessa atividade,
tem presença em vários países.
5. - Perspectiva
Sergey Petrov fundador e
proprietário único da Rolf Group, maior importadora e distribuidora de carros
estrangeiros na Rússia, com valor de marcado de U$2,4 bi, indica a perspectiva
como característica dominante.
Major do exército aos 26 anos
analisando a evolução do Movimento Solidariedade na Polônia percebeu que o
mesmo poderia ocorrer na Rússia e com um grupo de amigos começou a estudar
economia de mercado e as democracias do Ocidente. Embora fosse um beneficiário
do sistema por sua posição no exército iniciou processo de reposicionamento que
o levou a ser convocado pela KGB para se explicar algumas vezes.
Essa experiência lhe fez entender
que a maioria das pessoas não consegue enxergar o sistema do qual fazem parte
pelo que ele é, e isso talvez seja um desafio para o líder. A mesma falta de
perspectiva não permite muitas vezes que as pessoas vejam como sua própria
mentalidade é um fator limitante.
Várias vezes durante o
desenvolvimento do Rolf Group teve de substituir seus colaborados estratégicos
por pessoal vindo do exterior, com toda a dificuldade que isso representava,
para poder se antecipar aos problemas e agir antes que seu negócio entrasse em
declínio.
Trabalhando com essa perspectiva
construiu um negócio de bilhões de dólares.
6. - Paixão
Alan Klapmeier cofundador da
Cirrus Design, fábrica de aeronaves com sede em Minnesota indica a paixão como
a característica determinante da liderança.
A Cirrus é reconhecida como
indústria líder na fabricação de aeronaves pessoais que proporcionam níveis sem
precedentes de performance, novas tecnologias, qualidade e segurança.
Apaixonado por aviação ressalta
que é preciso ter paixão para fazer alguma coisa que mude a indústria – e não
somente porque há muitos céticos. É necessário paixão para ultrapassar todos os
obstáculos, para insistir nos projetos quando os erros aparecem e não abandonar
suas ideias nas primeiras dificuldades.Com esse enfoque levou a Cirrus à posição de destaque que desfruta em sua área de atuação.
7. - Convicção
Alexander B. Cummings presidente
e diretor de operações da Coca-Cola na Africa com sede em Windsor, UK, aponta a
convicção com fator decisivo na liderança.
Isso baseado em sua experiência num
cenário de alta taxa inflacionária e desvalorização monetária em que a
Coca-Cola mantinha há vários anos seus preços congelados para aproveitar o
momentum de crescimento de participação no mercado em política que sacrificava
drasticamente seus principais parceiros, os engarrafadores.
Preocupado com toda a cadeia
aumentou os preços e levou a empresa à vigorosa perda de participação no
mercado ainda que a concorrência tenha acompanhado o aumento de preços.A partir daí teve de resistir à imensa pressão do comando da empresa para reverter sua posição. Convicto do acerto de sua decisão foi em frente e depois de alguns meses retomou o crescimento e recolocou a Coca-Cola na liderança de mercado com participação crescente.
8. – Aprendizado
Duleep Aluwihare sócio diretor da
empresa de contabilidade Ernest & Young, em Varsóvia, Polônia indica o
aprendizado constante como fator determinante da liderança.
O aprendizado a que ele se refere
tem a ver com sua experiência na implantação da Arthur Anderson na Polônia, a
partir do zero, para em poucos anos experimentar crescimento muito maior que
seus concorrentes.
Foi dominado pelo sucesso e
acreditou ser infalível até enfrentar grandes problemas e encarar fortes
críticas de seus mentores e comando da empresa. Esses reveses o levaram a
acompanhar suas equipes e ficar junto aos clientes num verdadeiro processo de
aprendizado antes impensável.
Essa
mudança de atitude foi fundamental para, após a queda da Arthur Andersen,
transferir-se com a maioria de sua equipe e clientes para a Ernest & Young
no processo de fusão das duas empresas de consultoria.
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