quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DICAS DE RICHARD BRANSON PARA EMPREENDEDORES


Sir. Richard Branson, inglês que aos 20 anos de idade fundou o Grupo Virgin (1), é mundialmente respeitado por ser o único empresário que criou oito empresas bilionárias em oito setores diferentes e isso sem frequentar nenhuma Business School (disléxico, deixou a escola aos 16 anos).
Autor de alguns livros, recentemente lançou o “Like a Virgin: Secrets They Won’t Teach You at Business School” onde analisa situações e compartilha sabedoria e experiência que fizeram dele a celebridade que é.
Nessa obra dá dicas sobre sucesso em vários campos de negócios além de comentários contundentes sobre a crise financeira global.
O site businessinsider selecionou algumas ideias veiculadas nessa obra que podem trazer subsídios úteis para empreendedores, para aprimorar características de lideranças ou mesmo ajudar no desenvolvimento de carreiras. Crendo que convém conhecê-las vamos compartilhar aqui alguns tópicos.
“Se não lhe der prazer, não faça”.
Tocar um negócio requer bastante sangue, suor e lágrimas (2), mas no fim do dia você deve estar convencido de ter feito algo do qual se orgulhe. Benson quando iniciou a Virgin, então uma loja de CDs, num porão de Londres, não tinha um grande projeto ou estratégia, tão pouco pretendia criar um império. Procurava fazer algo do qual se orgulhasse, reunindo talentos para juntos criarem algo que fizesse real diferença na vida de outras pessoas.
“Apareça”.
Quando iniciou a Virgin Airlines, Bensson recebeu de Sir. Freddie Laker, ícone da British Airline, conselho que entende eterno e que pratica ao extremo: “Trate de aparecer nas primeiras páginas e não nas últimas. Exponha-se ainda que precise se exceder. De outra forma você não vai sobreviver”. Benson esta sempre em viagem se encontrando com o maior número possível de pessoas e assim capta as melhores ideias e sugestões para seus negócios.
“Escolha seu nome sabiamente”.
Há consenso que nome e marca “Virgin” têm muito a ver com o sucesso do Grupo e Branson se empenha para que o nome “Virgin” seja associado à agregação de valor, serviço diferenciado, abordagem leve e “sexy”. Conta que quando escolheu o nome para a loja de CDs que originou o grupo estava conversando com um grupo de garotas de 16 anos quando “Virgin” foi sugerido e percebeu na hora que a palavra, na época bem “picante”, chamaria atenção para seu negócio. Decidiu no ato!
“Não se toca um negócio sem assumir riscos”.
Quando aconselha sobre riscos de negócios, Branson com frequência cita: “O arrojado pode não viver para sempre – mas o cauteloso (em excesso é óbvio) não sobrevive”.
Todo negócio envolve riscos. Prepare-se para apanhar, diz ele, mas sucesso raramente vem quando se busca segurança máxima. Você pode falhar, mas ele ousa afirmar que “o fracasso total não existe”.
“A primeira impressão é que conta. A segunda também!”.
A primeira impressão que se causa no cliente é quando ele é conquistado. Essa primeira impressão é extremamente importante, mas a segunda é igualmente importante.
De acordo com Branson a segunda impressão ocorre quando o cliente procura a Virgin com um problema com seu produto ou serviço. A forma como você e sua marca se posicionam nessas situações define como são as verdadeiras relações com os clientes e como os obstáculos são administrados.
“A perfeição é inalcançável”.
“Há perigo intrínseco em permitir que as pessoas pensem que fizeram algo perfeito, quando isso ocorre a tendência é que se acomodem com suas conquistas enquanto inúmeras outras pessoas trabalham intensamente para melhorar suas performances”.
Por essa razão ele nunca avalia alguém com 100% de resultado por acreditar que por mais brilhante que tenham sido as soluções sempre haverá espaço para melhorias.
“O cliente sempre tem razão, a maior parte do tempo”.
O cliente tem sempre razão... a menos que esteja errado. Afinal, eles também são humanos. A opinião deles é importante, mas não estruture seu SAC sob a premissa que sua organização nunca questionará os caprichos de seus clientes.
Branson alerta que a crença de muitos empresários que a política do “cliente sempre tem razão” alavancará seus negócios é apenas parcialmente certa e é importante cuidar para que as relações de clientes e equipe não se deteriorem com as políticas do SAC.
“Foque no que você sabe fazer”.
Esse conselho é o oposto do que fez com “Virgen” que esta em vários setores distintos. Mas esclarece que sua marca esta muito focada em uma coisa: Encontrar formas diferentes das pessoas se divertirem.
Fique com o que você sabe fazer bem. Prometa menos e entregue mais! Se você não definir sua marca os concorrentes o farão.
“Explore áreas novas”.
Branson compara o desenvolvimento de novas áreas de negócios à exploração de novos setores em tecnologia ou geografia. Podemos encontrar novas espécies ou entender melhor as águas profundas.
Traduzindo em negócios: Há muitas coisas que ainda não foram criadas, descobertas ou aperfeiçoadas. Entrar em áreas pouco exploradas, ou não exploradas, pode abrir novas oportunidades ou inovações.
“Cuidado com o ambiente “nos contra eles”“.
O local de trabalho deve ser de tal forma que patrão e empregados se comunicam bem e todos trabalham para alcançar os mesmos objetivos. Se os empregados não percebem a empresa no sentido de “nos” é sinal que o pessoal acima e abaixo na cadeia de comando não está se comunicando.
Se você acredita que há discrepância ou tensão entre empregados e gerência, a recomendação é agir junto à gerência intermediaria de modo a identificar a fonte dos problemas e eliminá-los.
“Construa uma zona de conforto corporativo”.
Os empregados devem se sentir seguros e encorajados a se expressarem livremente sem rígidos limites de modo a poderem trabalhar melhor e tomar boas e impactantes decisões.
Isso pode parecer truísmo, mas é preciso que se diga: é necessária uma força de trabalho engajada, motivada e comprometida para entregar serviços ou produtos de primeira classe e construir um empreendimento sustentável.
“Nem todos podem ser CEO”.
O administrador deve ser capaz de estimular o melhor das pessoas; alguém que comunique bem com os outros e ajude os empregados a aprender com os erros ao invés de criticá-los.
Nem todos conseguem fazer isso bem. O fundador pode, mas não necessita ser o CEO; se não desempenha bem, deve saber a hora de passar o bastão para outra pessoa que o faça.
“Procure uma segunda opinião. Depois uma terceira”.
Para ter sucesso seja um bom ouvinte, lance ideias diante de diversas pessoas antes de resolver abandoná-las ou decidir implantá-las!  Em negócios, procurar várias opiniões pode economizar enorme quantidade de tempo e dinheiro, diz Branson. Não comente com as pessoas as opiniões dos outros até que elas deem as delas. Ao final a conclusão pode ser até decidir que o melhor caminho é cair fora – e mais tarde descobrir que essa era a melhor solução.
“Corte ligações, mas não queime as pontes”.
Associações de negócios com outras pessoas, um amigo ou sócio, nem sempre andam bem. Quando esse for o caso, empresários vitoriosos sabem quando é hora de separar.
Mas só porque você decidiu seguir outro caminho não significa que a relação deva terminar mal. Administre o problema rapidamente e siga em frente, termine a relação tão amigável quanto for possível.
“Use o telefone”.
É ótimo ser high tech, mas não mande email quando puder falar por telefone. A qualidade das comunicações de negócios piorou recentemente porque as pessoas evitam as ligações telefônicas e o contato face-a-face.
Os problemas são mais difíceis de resolver por texto ou email e não é nada eficiente permitir que um problema aumente quando pode ser facilmente resolvido com um telefonema.
“Mudanças não devem ser temidas, mas devem ser administradas”.
Empresas não são à prova do futuro e nada dura para sempre. Empreendedores devem estar preparados para se adaptarem evitando nostalgias e apegos ao passado.
Algumas vezes você terá de levar sua companhia em outra direção porque as circunstancias ou oportunidades mudaram. Se for o caso, descubra uma forma de inspirar todos os empregados a pensarem como empresários. Quanto mais responsabilidade você der às pessoas melhor será o desempenho delas.
“Quando acontecer de errar, comece de novo, não se entregue”.
Suas decisões nem sempre serão as melhores. Todos erram, mas o melhor a fazer em face de erros é assumi-los.
Honestidade não é apenas a melhor política, é a única política. Quando ocorrer um erro, não se deixe consumir por ele. Exponha o problema e faça com que seja resolvido.
“Seja um Líder, não o Chefe”.
Branson vê a imagem do chefe como um anacronismo. Ser mandão não é característica boa no administrador. O chefe ordena enquanto o líder organiza, motiva.
Um bom líder corporativo é alguém que não apenas executa suas ideias, mas também inspira outros a seguirem com as suas próprias. 
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Fontes: - Richard Branson:”Like a Virgin: Secrets They Won`t Teach You at Business School”, conforme Melissa Stanger em www.bussinessinsider.com; www.forbs.com.
Notas:
1 – O Grupo Virgin, composto de mais de 300empresas, atua em setores diversos que, entre outros, incluem música, aviação, ferrovias, telefonia móvel, biocombustíveis, hotéis e agora viagens aeroespaciais. Fortuna pessoal de Branson, segundo a revista Forbes é de U$4,6 bilhões.
2 - “Sangue, Suor e Lágrimas” alusão à famosa frase de Sir. Winston Churchill conclamando o povo inglês à guerra contra os nazistas.